O projeto #aEUROPAnaESCOLA – Formação para Professores tem como objetivo simplificar o acesso a conteúdos pedagógicos de qualidade sobre a UE, conferindo-lhes visibilidade e utilidade. Para apoiar os docentes a trabalhar a multiplicidade de recursos existentes sobre a União Europeia, foram desenvolvidos vários mapas de aula prontos a utilizar, que procuram articular os temas da UE com os curricula portugueses. Disponibilizamos também um fórum para que possam colaborar no desenvolvimento do projeto, através de sugestões, comentários, partilha de práticas pedagógicas, entre outras.

Representação da Comissão Europeia em Portugal

No dia 9 de maio de 2019, a Comissão Europeia apresentou em Sibiu recomendações políticas sobre o futuro da Europa e sugestões para uma comunicação eficaz sobre decisões coletivas, entre outras:

• o reconhecimento de que reforçar a Comunicação da UE ao serviço dos cidadãos e da democracia é uma responsabilidade partilhada entre a UE e os Estados-Membros.

• a promoção conjunta “… do ensino e da aprendizagem sobre a UE em todos os níveis de ensino, a fim de reforçar os conhecimentos dos alunos sobre a União Europeia, os seus valores, o seu funcionamento e os seus domínios de atividade…” e estabelecimento de “…parcerias com as instituições de ensino a nível nacional e regional, a fim de assegurar que a educação cívica europeia passe a integrar a aprendizagem formal”.

A Representação da Comissão Europeia, através do “Espaço Público Europeu” e da sua rede de “Centros de Informação Europe Direct”, e outros atores nacionais, nomeadamente, a Direção-Geral de Educação e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), já organizam várias iniciativas com o objetivo de promover o conhecimento sobre a União Europeia junto do público em geral e, em particular, junto da comunidade escolar. Estas iniciativas incluem apresentações às escolas, concursos escolares, participação em projetos europeus, atividades pedagógicas, eventos, aulas e cursos de formação para docentes, entre outras.

Também o Programa Erasmus+ da Comissão Europeia tem contribuído, significativamente, para este desígnio, abrangendo instituições de educação de todos os níveis de ensino, procurando fomentar a cooperação e mobilidade transnacional. O programa contribui para a qualidade da educação, reforça a sua dimensão europeia, fortalece as instituições participantes e contribui para melhorar o nível de competências dos diferentes intervenientes no processo.

O projeto #aEUROPAnaESCOLA – Formação para professores, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Direção-Geral da Educação, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Agência Nacional Erasmus+, procura num momento particularmente importante para o projeto Europeu, simplificar o acesso a conteúdos pedagógicos de qualidade sobre a UE, conferindo-lhes visibilidade e utilidade.

Conhecer melhor as matérias ligadas à União Europeia, a sua História, o seu funcionamento, os papéis e competências respetivos da União e dos Estados-Membros ajuda a melhor compreender os valores e os direitos fundamentais na UE e contribui para uma cidadania europeia ativa.

A Comissão Europeia já disponibiliza o sítio web “espaço de aprendizagem” onde reúne materiais, documentos, vídeos, jogos e outros recursos sobre a União Europeia. Este espaço está especificamente direcionado para professores/as e alunos/as.

Para apoiar os docentes a trabalhar a multiplicidade de recursos existentes, nomeadamente no sítio web “espaço de aprendizagem”, desenvolvemos toolkits, prontos a utilizar, que procuram articular os temas da UE com os curricula e com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória no sistema de ensino português.

Adicionalmente, são organizadas ações de formação para apoiar os professores na utilização dos materiais existentes.

Ajude-nos a desenvolver o projeto #aEUROPAnaESCOLA – Formação para professores e contribua para a educação cívica europeia para que sejamos cada vez mais a sentirmo-nos Europeus.

Quer saber mais sobre o que faz a UE no domínio da Educação e Formação?

Comissao Europeia em Portugal
CIEJD
DGE

built by